Por Alisson Reis e Marcos Paulo Andrade
Mostruário de uma das redes de supermercado de São João Del Rei |
Para conquistar mais consumidores, as fábricas de chocolate investiram em novidades, tais como ovos recheados com miniaturas de personagens de filmes e desenhos animados, além de ovos em embalagens com estampas de clubes brasileiros. Os preços podem variar de R$ 1,50 a R$ 60, conforme o peso e tamanho do produto.
Na maior rede de supermercados da cidade, é esperado crescimento mínimo de 10% nas vendas de chocolates deste ano. Já em outro supermercado, localizado ao lado do terminal rodoviário, as expectativas são ainda mais otimistas: aumento de 35% nas vendas. Para Ricardo Benemond, gerente de compras desta loja, ”as empresas estão usando um artifício que está muito comum no nosso país, o de não aumentar os preços, mas diminuir o tamanho. Os ovos tamanho padrão diminuíram de 240g para 220g. Mas na realidade, houve um aumento em torno de 10% sem transparecer para o consumidor final”.
Preparando o alfajor |
Essa doce notícia agrada também aos funcionários de Maria José. Nádia Nara Arvelos, que trabalha há dois anos na fábrica, confessa que, neste ano, parte do lucro de suas horas extras já tem um destino certo: reforçar a entrada para compra de sua casa própria.
Suleane Naves, 20, é uma fiel consumidora de chocolates durante o ano inteiro, mas nesta época, prefere ganhar ovos de páscoa feitos artesanalmente. “Quando criança ganhávamos somente bombons. De alguns anos pra cá, com a melhora das condições financeiras de minha mãe e de minha avó, eu e meus irmãos passamos a ganhar até dois ovos cada um”, revela.
Mitos e Verdades sobre o chocolate
Dra. Edirlene Souza, nutricionista |
De acordo com a nutricionista Edirlene Souza, é mito que o chocolate provoque espinhas e que seja afrodisíaco. Ela explica que o doce estimula a produção do hormônio serotonina no cérebro, responsável pela sensação de bem estar e felicidade, nada ligado a hormônios sexuais. Para quem faz dieta e não quer abrir mão de seu chocolate, a nutricionista recomenda o meio amargo comum ao invés de qualquer chocolate diet, por este conter um nível mais alto de gordura.