sexta-feira, 1 de abril de 2011

Produção e venda de chocolates aquecem comércio de São João del-Rei

Por Alisson Reis e Marcos Paulo Andrade

Mostruário de uma das redes de supermercado de São João Del Rei
            Meio-amargo, branco, recheado, grande, médio ou pequeno. A menos de um mês para aquela que é considerada a grande festa do calendário cristão, supermercados e fabricantes artesanais de chocolate de São João del-Rei reforçam seus estoques para a Páscoa. Segundo comerciantes da cidade, a proposta é atender bem principalmente aos novos consumidores da emergente classe média são-joanense, que acompanhando o cenário econômico nacional, também viu crescer seu poder de compra nos últimos anos.
Para conquistar mais consumidores, as fábricas de chocolate investiram em novidades, tais como ovos recheados com miniaturas de personagens de filmes e desenhos animados, além de ovos em embalagens com estampas de clubes brasileiros. Os preços podem variar de R$ 1,50 a R$ 60, conforme o peso e tamanho do produto.
Na maior rede de supermercados da cidade, é esperado crescimento mínimo de 10% nas vendas de chocolates deste ano. Já em outro supermercado, localizado ao lado do terminal rodoviário, as expectativas são ainda mais otimistas: aumento de 35% nas vendas. Para Ricardo Benemond, gerente de compras desta loja, ”as empresas estão usando um artifício que está muito comum no nosso país, o de não aumentar os preços, mas diminuir o tamanho. Os ovos tamanho padrão diminuíram de 240g para 220g. Mas na realidade, houve um aumento em torno de 10% sem transparecer para o consumidor final”.

Preparando o alfajor
Em uma das tradicionais fabricantes de chocolates e ovos de páscoa artesanais da cidade, a produção especial para esta época do ano já começou a ser encomendada por turistas e famílias da região. A proprietária da fábrica, Maria José Santos Araújo, explica que são investidos cerca de 50% a mais na produção, desde a compra da matéria-prima até a mão-de-obra. “A Páscoa é a melhor data do calendário para nossa fábrica. Para este ano, a expectativa é que superemos a marca de 20 mil bombons vendidos no ano passado” revela Maria José.
            Essa doce notícia agrada também aos funcionários de Maria José. Nádia Nara Arvelos, que trabalha há dois anos na fábrica, confessa que, neste ano, parte do lucro de suas horas extras já tem um destino certo: reforçar a entrada para compra de sua casa própria.
Suleane Naves, 20, é uma fiel consumidora de chocolates durante o ano inteiro, mas nesta época, prefere ganhar ovos de páscoa feitos artesanalmente. “Quando criança ganhávamos somente bombons. De alguns anos pra cá, com a melhora das condições financeiras de minha mãe e de minha avó, eu e meus irmãos passamos a ganhar até dois ovos cada um”, revela.
           
Mitos e Verdades sobre o chocolate

Dra. Edirlene Souza, nutricionista
            De acordo com a nutricionista Edirlene Souza, é mito que o chocolate provoque espinhas e que seja afrodisíaco.  Ela explica que o doce estimula a produção do hormônio serotonina no cérebro, responsável pela sensação de bem estar e felicidade, nada ligado a hormônios sexuais. Para quem faz dieta e não quer abrir mão de seu chocolate, a nutricionista recomenda o meio amargo comum ao invés de qualquer chocolate diet, por este conter um nível mais alto de gordura.
 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...