Wanderson Nascimento
A pista de Skate do Ceclans (Centro Esportivo, Cultural e de Lazer Artidônio Napoleão de Souza) foi sede ontem do 1º campeonato do esporte em Barroso. Promovida pelo Grupo Skate Barroso em parceria com a diretoria do ginásio, a competição contou com 36 competidores de 8 cidades da região.
O campeonato foi dividido nas categorias Mirim, Iniciante e Amador, na modalidade street skate, em que os competidores têm um minuto para mostrar seu talento com manobras livres. Os vencedores foram: Marcelo Araújo, de Barbacena, na categoria mirim. Entre os iniciantes, o vencedor foi ícaro Augusto, de Barroso e na categoria mais técnica, entre os amadores, venceu Alisson Bufão, de Santa Cruz de Minas.
O apoio a esportes tradicionais, como futebol e vôlei em Barroso é bem pequeno. Com relação ao Skate, esse suporte é ainda mais restrito. Segundo o diretor do Ceclans, Evandro Ferreira, é muito importante apoiar não só os esportes tradicionais, mas toda moda modalidade esportiva.
Ouça o depoimento de Evandro:
O líder do Skate Barroso, Ícaro Augusto, relata que, apesar de a cena do skate em Barroso ainda ser bem fraca, com poucos praticantes, eles estão lutando por mais apoio. “Conseguimos a reforma da pista, junto à diretoria do Ceclans e o Evandro me deu a ideia de criar um campeonato para reinaugurar a pista. Eu comecei a divulgar aqui na região e conseguimos fazer uma competição de sucesso, o que também ajuda a promover o skate e a atrair novos praticantes”, declara.
Entre os 36 competidores, Íris Caroline, de Conselheiro Lafaiete foi a única mulher. Íris tem 22 anos e é proprietária de uma skate shop na cidade. “Estou acostumada a ser a única ou uma das poucas mulheres a competir. Já organizei 15 campeonatos e sempre o número de homens é maior que o de mulheres”, afirma a skatista, que pratica o esporte desde os 3 anos de idade.
O Secretário de Esportes de Dores de Campos, Juarez Ferreira, veio acompanhar quatro skatistas da cidade, entre eles, seus dois filhos, que competiram na categoria mirim. Segundo Juarez, há outros praticantes em Dores, mas por a maioria serem crianças, fica difícil trazô-los, sem o acompanhamento dos pais.
A população esteve presente em peso, por se tratar de um esporte tão pouco tradicional em Barroso. De acordo com Evandro, o público estimado foi de aproximadamente 400 pessoas. Por meio das inscrições, que custavam R$3,00 e um quilo de alimento, foram arrecadados 57 quilos, que serão doados ao abrigo municipal da criança e do adolescente.
O evento ainda contou com a participação de grupos de dança de rua e Hip Hop, que animaram os intervalos da competição.
Assista ao
vídeo da volta do competidor Isaque, da cidade de rio Pomba.