terça-feira, 26 de abril de 2011

Hemominas faz campanha para doações

Rafaela Soares e Samantha

“Doar é importante porque podemos salvar vidas”. Esta é a opinião da costureira Tânia Márcia de Serpa, de 45 anos, que possui tipo sanguíneo O positivo. Ela é doadora há dois anos e diz estar muito satisfeita por poder praticar um gesto tão simples e fácil. A universitária Michele Santana, de 23 anos, que tem o mesmo tipo sanguíneo,  acredita que doar sangue “é uma atitude bacana e que as pessoas não têm noção do quanto é necessária”. Michele tornou-se doadora quando um conterrâneo (ela mora em São Tiago, a 44 quilômetros de São de João del-Rei) necessitou de sangue e pediram voluntários da secretária de saúde, onde ela trabalha. O tiradentino Edílson Lopes dos Santos, de 45 anos, doa desde os 18 e, frequentemente, há sete. Ele afirma que as pessoas precisam tornar-se doadores frequentes.
 Mas não é o que está acontecendo em São João del-Rei. A captadora do Núcleo Regional do Hemominas de São João Del-Rei, Elisabete Santos, explica que quando as temperaturas caem, os doadores diminuem e aí é preciso intensificar as campanhas.  Uma curiosidade é que as pessoas geralmente se mobilizam, nessa época ou nas férias, quando o estoque é baixo, apenas quando acontece alguma tragédia. Ela lembra que isso aconteceu no início do ano, quando as chuvas castigaram a região serrana do Rio de Janeiro. Outro exemplo foi o terremoto no Japão e, essa semana, como massacre na escola de Realengo, na capital carioca.
A captadora explica que existem vários pré-requisitos para que uma pessoa seja um doador. É necessário estar saudável, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter tido hepatite após os dez anos de idade, não ter Doença de Chagas, não ter doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. A doação é totalmente segura, não emagrece, não engorda.A cada doação, pelo menos quatro pessoas podem ser beneficiadas. O sangue é fracionado em plasma, plaquetas, leucócitos e hemácias.

O que é a Fundação Hemominas?

De acordo com o site www.hemominas.mg.gov.br, os serviços prestados pela instituição são: atendimento a pacientes com problemas de coagulação do sangue, como os hemofílicos, atendimento aos candidatos à doação de sangue, cadastramento de candidatos à doação de medula óssea. Ainda fornece sangue para estabelecimentos de saúde, atende a pacientes com hemoglobinopatias e a pacientes que necessitam de transfusão de sangue ou sangria terapêutica.
Ainda segundo o site, a Fundação Hemominas foi criada em 1885. É uma instituição pública, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde e é responsável pela saúde relacionada à hematologia e à hemoterapia em Minas Gerais. Compõe o Sistema Estadual de Saúde e o Sistema Nacional de Sangue. Há unidades do Hemominas nas cidades de Além Paraíba, Belo Horizonte, Betim, Diamantina, Divinópolis,  Frutal, Governador Valadares, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Manhaçu, Passos, Patos de Minas, Ponte Nova, Pouso Alegre, São João del-rei, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.
Em São João del-Rei, o endereço é Rua Pref. Nascimento Teixeira, 175, bairro Segredo. O telefone é (32) 3371-3389. A doação pode ser agendada.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...