quarta-feira, 6 de abril de 2011

Avenida Leite de Castro: Saúde e Bem-Estar

Rafaela Soares e Samantha Cardoso

A aposentada Jaqueline Leandro Portela caminha todos os dias na Avenida Leite de Castro e afirma que se sente nervosa quando não pode ir. Com a caminhada, aliada à hidroginástica, ela busca fortalecer sua musculatura, uma vez que passou por uma cirurgia de hérnia de disco. Para ela, além da saúde e da boa forma, o exercício é uma distração. Já a autônoma Maria Alice Nascimento associa a prática à sensação de liberdade. Segundo ela, assim é possível manter a saúde em dia e conhecer novas pessoas. Além disso, caminhar na avenida pública é fácil por não exigir compromissos com horários específicos e ser de graça.
De acordo com a professora de Educação Física, Amália Aparecida Costa, quando praticada de maneira correta, a caminhada auxilia na queima de calorias, contribuindo assim para o emagrecimento. Contudo essa queima é variável, dependendo do metabolismo do praticante. Ela também alerta que é essencial o aquecimento antes dos exercícios, para evitar câimbras ou lesões nas articulações. Nos primeiros vinte minutos de caminhada, a pessoa apenas aquece corpo, só depois disso começa a queimar calorias. Também é necessária uma freqüência de 30 a 50 minutos, de três e cinco vezes por semana para que o resultado seja satisfatório.
“A caminhada é uma atividade física muito benéfica para a saúde, de forma geral”. A opinião é da médica Cláudia Aparecida Santos. Segundo ela, é um exercício muito recomendado porque auxilia no condicionamento físico e cardio-pulmonar. É uma atividade leve, quase sem contra-indicação, restrita, por exemplo, a quem tem problema cardíaco sério, artrose ou sequela de alguma fratura. É necessária uma avaliação profissional para que não haja qualquer risco para a saúde do praticante.

Riscos e benefícios

Segundo o IOS (Instituto Ortopedia e Saúde) a caminhada, aliada à prática de hábitos saudáveis, auxilia no controle de colesterol e de diabetes, na prevenção de osteoporose, no fortalecimento de ossos e músculos e ainda emagrece. É adequada para todas as idades, além de ser uma prática barata que pode ser feita ao ar livre.
O site da revista Corpo a Corpo sugere atenção a detalhes pequenos, mas muito importantes para que o benefício seja completo. As roupas devem ser de tecido leve que favoreça a transpiração, como o algodão. Os sapatos devem ser adequados, como um tênis confortável que não canse e não prejudique a postura.Em dias ensolarados, o horário adequado é até às 10 da manhã e depois das 17 horas. O local para a prática deve ser seguro, ventilado e em terrenos regulares.





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...