domingo, 15 de maio de 2011

Telefonia celular é campeã de reclamações no PROCON



Ana Luiza Fernandes e Mariele Velloso

O secretário do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (PROCON), Eduardo Henrique Gouvêa de Mendonça, relata que a maior parte dasreclamações encaminhadas à instituição são relativas a problemas com telefonia celular, não apenas às operadoras mas também aos aparelhos móveis. “Os aparelhos celulares vêm com muitos problemas, e a assistência técnica demora a consertar pela grande demanda.

Se o celular ficar um período acima de 30 dias na assistência técnica, o cliente tem direito a um novo aparelho. E é aí que há a confusão. “conta.


Gouvêa garante que 98.75% das reclamações dos consumidores são-joanenses foram resolvidas no período entre janeiro de 2010 e maio de 2011. Gouvêa informa também que nos últimos 16 meses, foram registradas 4.944 reclamações e, a maioria, resolvida pelos funcionários da instituição através do telefone. Se essa medida não for suficiente, a empresa é intimada a comparecer ao PROCON para uma audiência de conciliação junto com o cliente. “É muito difícil um caso chegar à minha mesa, porque meus atendentes geralmente conseguem a queixa do consumidor” esclarece o secretário.

O assistente de administração, Eli Castanheira, conta que é a segunda vez que recorre ao PROCON. Desta vez, o motivo é uma cobrança indevida. “Da outra vez que estive aqui, eles resolveram meu problema depressa, cerca de 15 a 20 dias. Dessa vez eu espero que seja rápido também. “disse. O Secretário afirmou também que o maior percentual de reclamações (43,37%) está relacionado a bens de consumo, como geladeiras, fogões, eletrodomésticos em geral, além dos telefones celulares. Em segundo lugar, vêm os assuntos financeiros que abrangem empréstimos em bancos e financeiras. Grande parte dos consumidores tem facilidade em conseguir crédito, mas muitas vezes não conseguem quitar a dívida e recorrem ao PROCON para que esse débito seja negociado.


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