sexta-feira, 13 de maio de 2011

Academia high-tech: aparelhos modernos buscam transformar o mínimo de esforço no máximo de resultado

Ayalla Nicolau e Rafaela de Aguiar

Entre pesos e colchonetes, o aparelho conhecido como Elíptico ou Transport chama a atenção dos que gostam de aeróbica e é o preferido da dona-de-casa Lídia Oliveira: “fico menos cansada com ele, mas sinto que vale a pena”, afirma. O diferencial deste equipamento, segundo a personal trainer, Thaís Silva, é que ele oferece exercícios sem impacto: “Ele permite desde o alongamento a exercícios mais elaborados. São programas de resistência que trabalham os membros superiores e inferiores, além de ser também um ótimo exercício cardiovascular”. Essa é apenas uma das novidades que invadiram as academias nos últimos tempos e que levam cada vez mais pessoas a praticar exercícios.

Debaixo d`água
Quem nunca viu pode até achar estranho, mas, uma modalidade cada vez mais comum em academias é o Water Bike. Além do emagrecimento, esse exercício também é utilizado para reabilitações ortopédicas e gestacionais e é bastante indicado para diminuição das dores nas articulações. “No water bike misturamos técnicas de hidroginástica com outros equipamentos. Temos a modalidade de ciclismo, de remo e step. Tudo isso com impacto reduzido e resultados mais satisfatórios”,explica a professora de Educação Física Gabrielle Any.

Além dos aparelhos, os acessórios também se modernizaram. Os cardiofrequencímetros, por exemplo, supervisionam com precisão os batimentos cardíacos durante e depois da prática esportiva. “É indispensável para sabermos a intensidade de exercícios ideal para o nosso corpo. Estou louca para comprar um” afirma a estudante de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto, Priscila Menezes.
Menos esforço, mais resultado

Marcos Antônio Fernandes, professor de história, faz 15 minutos de eliptico diariamente

Com equipamentos dotados de painéis digitais coloridos, simuladores de ambientes, luzes de led e música, as academias se transformaram em ambientes modernos que oferecem mais conforto e segurança aos clientes. A evolução dos aparelhos é notável: “se compararmos uma academia de 2006 com uma de 2011 percebemos a diferença, principalmente na praticidade e na efetividade dos equipamentos”, analisa Priscila. Segundo Gustavo Lima, dono de uma academia de ginástica, as novidades acabam se transformando em lucro. “Investimos nisso para atrair um público maior. Gente que não se interessava passou a frequentar nossa academia só por causa das novidades”, explica.
As maiores novidades, entretanto, só estão disponíveis nos grandes centros, como o Power Plate, um dispositivo vibratório que utiliza os princípios de Acceleration Training (Formação de aceleração ou treino acelerado) que consiste em uma contração muscular partindo de um estímulo vibratório da plataforma. Com o mínimo de esforço sendo transformado em máximo de resultado, não é à toa que as salas das academias estejam cada vez mais cheias.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...