Por Laura V. Gouvêa e Lívia G. Carvalho
O número de acidentes no trânsito em São João del Rei aumentou 20,48% em um ano, de acordo com o 38° Batalhão de Policia Militar. De janeiro a abril de 2010 foram registrados 166 acidentes, enquanto no mesmo período deste ano, este número chegou a 200.
Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, em 2009, já circulavam na cidade 30 mil veículos, entre carros, motos, caminhões e ônibus. De acordo com o Censo 2010, a população de São João del Rei aumentou 7,35%, chegando a 84.404 habitantes. Esse crescimento populacional pode ser notado no trânsito da cidade, que também teve um aumento no número de veículos.
Esta expansão no trânsito local já causa vários problemas, pelo menos é isso que o mototaxista há 15 anos Clésio Rogério de Resende, afirma. “O trânsito em São João del Rei precisa melhorar os sinais e os estacionamentos que não tem”. Já Pablo Diogo Guimarães que utiliza sua moto apenas para ir trabalhar observa outros problemas no trânsito da cidade: “São João del Rei não pune quem desobedece as leis de trânsito. É possível observar várias infrações acontecendo sem que nenhuma medida seja tomada. Esta falta de punição faz com o que trânsito se desorganize e não se estruture como deveria ser” afirma o auxiliar de dedetizador.
Para o secretário de planejamento, orçamento, avaliação e trânsito de São João del Rei, José Egídio de Carvalho, o problema não é exclusivo da cidade. “A melhor solução seria a melhora do transporte público. Isso incentivaria as pessoas a deixarem seus carros na garagem e andarem de ônibus” afirma o secretário. “Outro fator que faz com que o trânsito local se torne cada vez mais desestruturado é o fato de São João del Rei ter se tornado uma cidade-pólo, receber muitos estudantes todos os anos, e acolher pessoas de cidades vizinhas que vêm para cá diariamente e além, é claro, de ser uma cidade turística que tem um grande número de turistas no trânsito”, afirma José Egídio de Carvalho.
Para tentar encontrar uma solução, o secretário revela que um estudo está sendo feito por uma empresa especializada, no sentido de melhorar o fluxo, a segurança e a fluidez dos veículos quem vêm crescendo muito na cidade.