segunda-feira, 13 de junho de 2011

Projeto Sucata: Habilidades sociais e consciência ambiental de forma lúdica

 Luciana Arruda e Wanessa Fagundes
Brincadeira, cinema, alimentação e boa convivência. A mistura desses ingredientes tem dado bons resultados em São João Del Rei. É o projeto Sucata, um trabalho desenvolvido pela Brinquedoteca da UFSJ, no bairro Senhor dos Montes.
Sob a supervisão da professora e pesquisadora Maria de Fátima Aranha Queiroz, o projeto que integra o LAPIP - Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial da UFSJ – tem levado ao Senhor dos Montes um espaço onde, além de confeccionarem os brinquedos, as crianças assistem a filmes, recebem alimentação e aprendem a ter uma boa convivência.
O trabalho dos alunos de psicologia começou há oito anos na comunidade de São Dimas com o apoio da Pastoral da Criança. “As nossas oficinas acontecem agora no próprio prédio do CRAS no bairro Senhor dos Montes, próximo ao Cristo, é conhecido também como a Casa das Famílias. Isso acontece há cerca de três anos, devido a uma parceria da Brinquedoteca da UFSJ, o CRAS e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social”, conta Luiz Felipe Viana Cardoso, bolsista do projeto.
A realização semanal das oficinas para reciclagem dos materiais tem propiciado um espaço permanente de lazer e desenvolvimento da criatividade das crianças. Segundo Luiz Felipe, todos querem participar. “Como todo mundo quer ajudar no grupo, fazer alguma coisa, a gente resolveu dividir as equipes. Cada semana a gente muda, uma semana um fica responsável pelo lanche, pelo correio da turma, pela limpeza, e aí vai trocando. Assim todo mundo participa”, explica. 
Quando perguntamos às crianças por que participam e o que elas mais gostam fica nítida a identidade do projeto: reciclar, transformar a sucata em brinquedo, brincar, desenhar, aprender coisas novas. “Eu venho no Sucata porque eu adoro vir no sucata”, responde Vitória com um sorriso no rosto.
Segundo Maria de Fátima Aranha Queiroz, o Projeto Sucata permite que a criança construa brinquedos com baixo custo, pois todo o material é reciclado e, portanto, reutilizável.  “Assim, além de contribuir com o meio ambiente, o projeto também possibilita à criança ressignificar o uso do material, promovendo uma atividade lúdica.”
Segundo Luiz Felipe, o objetivo do projeto, além de transformar sobras de materiais recicláveis em matéria-prima para a confecção de brinquedos, é trabalhar as relações de grupo durante as oficinas, desenvolvendo a cooperação, a auto-estima, afetividade, relações interpessoais e grupais, criatividade, desenvolvendo nas crianças uma consciência ambiental, estimulando habilidades sociais, motoras, artísticas, bem como a autonomia.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...