sexta-feira, 10 de junho de 2011

Organização e disciplina otimizam o uso do tempo e “aumentam” o dia

Por Bruno Ribeiro e Marcelo Alvarenga

Nos últimos anos, tem-se a sensação de que os dias estão mais curtos, que não há tempo para fazer nada além das tarefas do dia-a-dia. Circula inclusive pela Internet, uma teoria que realmente o dia está mais curto, em vez de 24 horas, teria 16, isto explicaria a escassez de tempo que todos sentem. Isto foi até reforçado pelos estudos que fizeram depois do terremoto do Japão, que teria deslocado o eixo da Terra em alguns milésimos de graus, o que fez com que os dias ficassem um milésimo de segundo mais curto.

Especulações e teorias à parte, a psicóloga clínica, psicanalista e mestre em Educação, Alessandra Santos, diz que a queixa é comum em seu consultório e quem reclama mais são os adolescentes. “Eles têm sempre a desculpa que não podem estudar porque estão sem tempo”, acrescenta. Ela salienta que para Freud e Lacan, o inconsciente é atemporal. “A psicanálise não trabalha com o tempo cronológico, o tempo real”. Alessandra pede para que os adolescentes anotem tudo que fazem diariamente, é o chamado Quadro de Rotinas. Durante uma semana o paciente anota o que fez durante o dia, em todos os detalhes: sono, estudo, lazer. A partir daí, a psicóloga sugere uma melhor organização e disciplinarização do tempo e de cada atividade. Ela faz questão de destacar que cada pessoa tem uma rotina, portanto tem uma organização diferente. “Na verdade não existe uma fórmula mágica para tal”, completa.

O empresário Ronaldo Andrade, 52, (foto) diz ter a impressão que o tempo passa mesmo mais depressa. Ele não tem uma rotina específica, mas acorda todo dia às 5h30 da manhã, “de segunda a segunda”, faz questão de destacar. Ronaldo tem uma agência de compra e venda de caminhões, uma pequena transportadora e uma propriedade rural no município de Carrancas, onde cria gado de corte e planta eucalipto. “Meu filho Tiago ajuda na administração, mas no final sou que faço quase tudo”, diz. Andrade viaja para comprar caminhões e gado, faz uma caminhada de seis quilômetros no fim da tarde e ainda gerencia seus empreendimentos. “As outras atividades vou encaixando no tempo que sobra durante o dia. Vou na fazenda de vez em quando, o dia-a-dia é aqui em São João mesmo, nessa correria”, diz. O empresário não sabe se está certo ou errado não planejar suas atividades, “mas está dando certo e não vou mudar. Tenho meu patrimônio devido a meu esforço e perseverança e dou muito valor ao que possuo”, finaliza.

Já o estudante do terceiro período de Ciências da Computação, Leonardo Gonçalves, 18, diz ter se organizado “na marra”. Ele conta que quando entrou na faculdade ainda tinha a rotina bem descontrolada. “Talvez porque até no ensino médio, a gente é mais relaxado”, justifica. Depois de ser reprovado em algumas disciplinas no 1º período do curso, o estudante decidiu organizar a sua rotina. “Agora melhorei as notas, tenho tempo para jogar bola, curtir uma balada e até pegar algum bico”, comemora. Segundo ele, a tática é anotar as metas de ações do dia e manter o foco no que está fazendo em cada momento.

Para o estudante de Letras e bolsista de Iniciação Científica, Nilton da Silva Júnior, “cronometrar as ações é o segredo. Essa é a melhor maneira de se usar o tempo a seu favor. Se você fizer uma escala, dedicando cada hora de seu dia a determinado assunto, você observará seu rendimento”. Ele diz que dedica a manhã à sua graduação, fazendo estágios e tarefas acadêmicas. À tarde, se concentra no projeto de iniciação científica. Nesse período, ele lê a bibliografia e escreve o trabalho.

Já para a professora do curso de Letras, Suely da Fonseca Quintana, “a organização do tempo é fundamental para as atividades de trabalho, já o tempo das vivências, o tempo de nossa vida é outro caso”. Ela aconselha o uso de uma agenda, “assim o tempo permanece organizado e você não esquece seus compromissos”, declara a professora. Suely ainda pontua que outra forma é colocar os assuntos em ordem de prioridade: os mais importantes devem ser resolvidos primeiro, assim o tempo não acumula e os trabalhos não ficam todos para a última hora.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...