sexta-feira, 10 de junho de 2011

Cursos a distancia exigem maior dedicação e disciplina do aluno


Marcelo Alves Vinicius Tobias

“O ensino a distância me exigiu muito mais dedicação do que os dois cursos de graduação que fiz na modalidade presencial. Espera-se, do aluno, maior disciplina e compromisso com as matérias e atividades, além de desenvolver a autodidática”, conta o pós-graduado em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Denilson da Mata.
O coordenador do pólo da Universidade Paulista (UNIP) em São João Del Rei, Rafael Luiz Resende Pires, conta que o perfil dos alunos que se matriculam em cursos a distancia é muito variado. “Temos desde recém-formados a aposentados”, comenta. Mas ressalta que o aluno de EaD tem sua própria metodologia de ensino. “Por mais que tenhamos um sistema de apostila, vídeos, tutorias, debates online e todo um material, ele precisa ser dedicado”, enfatiza.
“Mercado está de olho nos alunos graduados no EaD porque eles têm maior autonomia de aprendizado”, garante a tutora de Administração, Gestão de Marketing e Contabilidade, Raquel Alessandra de Sousa. O coordenador do pólo da UNIP acredita que o ensino a distância está se fortalecendo, ganhando mais alunos no mercado e “sendo bem recebido pelos empregadores. Tenho alunos de graduação que tiveram bom desenvolvimento no mercado de trabalho, que estão muito bem”, afirma Rafael.

Apoio e interatividade

Os alunos não estão sozinhos no aprendizado. Eles recebem apoio de tutoria presencial, eletrônica, além de aulas gravadas e fóruns de discussão. “As vídeo-aulas são preparadas por professores acadêmicos que montam slides e explicam o conteúdo, como se estivessem falando em sala”, informa Alessandra de Sousa.
O aluno de administração empresarial, Hugo Silva Nogueira, diz que nunca teve dificuldades com o curso pelas diversas opções de acompanhamento online. “Creio que o nível de dificuldade para o aluno que estuda sozinho é um pouquinho maior, mas o acompanhamento da coordenadoria do curso é muito bacana, sempre dão atividades e material para os alunos. Estou gostando bastante”, avalia o graduando.
A pós-graduanda em Especialização em Ensino de Línguas Mediado por Computador na UFMG, Dalila Débora Rios Carvalho, argumenta que teve preconceito no início. No entanto, o curso mudou sua opinião. “Temos mais recursos visuais também, facilmente, a um clique. Temos muito tempo para refletir sobre determinado assunto, e uma palavra não é perdida facilmente como na sala de aula, está tudo lá para eu consultar quando quiser. O curso atende muito às minhas expectativas”, declara Dalila. E completa: “se compararmos com uma sala de aula comum, há muito mais interação, considerando-se interação quando um escreve e outro comenta”.


Flexibilidade
Muitos alunos têm um curso superior e querem complementar a formação e acham mais fácil fazer um curso à distância. Outros buscam flexibilização para estudar em casa na hora mais adequada. Denilson da Mata afirma que o principal motivo que o fez optar pelo EaD foi “a possibilidade de poder fazê-lo em horários diferenciados, além é claro da mobilidade”, diz.
A pós-graduanda da UFMG acredita que a flexibilidade não torna o curso mais fácil. “Apesar de não ter horário marcado para as aulas, temos que fazer postagens nos fóruns ou discussões, atividades para serem feitas semanalmente, e temos que participar comentando”, informa Dalila Rios.

Onde cursar
As principais instituições de Ensino a Distancia em São João são UNIP e UFSJ. O coordenador do pólo UNIP, Rafael Luiz Resende Pires, informa que a instituição tem em torno de 85 alunos “e estamos ampliando nosso espaço para comportar as exigências laboratoriais do Ministério da Educação”, garante. A UNIP possui diversos cursos superiores que podem ser realizados a distancia. Para a lista completa, consultar o site: http://www.unipinterativa.edu.br/.
A UFSJ possui o Núcleo de Ensino a Distancia (Nead). Os cursos oferecidos são Bacharelado em Administração Pública. Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Além de especializações em: Práticas de Letramento e Alfabetização, Educação e Empreendedorismo; Matemática; Mídias na Educação; e Dependência Química.
O coordenador do Nead, Heitor Antônio Gonçalvez, conta que há 26 pólos do Núcleo, sendo 2/3 deles em Minas Gerais e 1/3 em São Paulo. “Os pólos são abertos em uma parceria com a Prefeitura, que garante a estrutura. Os pólos do têm sala de informática, sala de aula biblioteca, além de banheiro cozinha e sala de estar, e funcionários”, descreve Heitor.
Ele diz que o objetivo do Nead é atender lugares onde não há instituições de ensino superior. “Atingir pessoas, em situações geográficas que não podem estudar na federal, e nem ter outro tipo de formação superior gratuita”, diz.

FOTO – Marcelo Alves. Laboratório de apoio da UFSJ
VÌDEO – Marcelo Alves. O coordenador de Tecnologia do Nead conta como funcionam as plataformas de interação online.

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