quinta-feira, 23 de junho de 2011

Festival de corais agita São João no feriado



Luis Gustavo Santos e Violeta Assumpção

De hoje até o dia 26 de junho, acontece na cidade o 2º Canta del Rei – Festival Nacional de Corais. Em sua segunda edição o evento terá a participação de corais de várias regiões do Brasil, como Distrito federal e Rio Grande do Sul.
Violeta Assumpção     
Paulo Miranda leciona música no Conservatório
             Estadual de Música Pe José Maria Xavier e na
             Escola de Música Villa Lobos, no Rio de Janeiro
Idealizador do projeto, o maestro são-joanense Paulo Miranda, diz que o festival foi muito bem aceito pela população e foi um sucesso em sua primeira edição. “Depois de participar de um encontro de corais de todo o país com mais de 40 grupos, vi a beleza desse tipo de evento e senti a vontade de idealizar um festival parecido em São João del-Rei. A cidade, com forte tradição musical, é um lugar que recebe muito bem esse tipo de evento. No primeiro ano foram apenas seis corais participantes, este ano teremos 19 grupos”, informa.
Entre as apresentações estará o Coral Oficina, de São Gonçalo (RJ), um coro cênico misto que tem como proposta a popularização do canto coral, do teatro e da dança, juntos. A programação conta também com as apresentações de dois grupos locais, o Coral da ASAP (Associação dos Aposentados e Pensionistas de São João del-Rei) e o Grupo de Seresta Viva Voz – ambos regidos pelo Maestro Paulo Miranda.
Essa edição homenageará o músico, maestro e compositor Vicente Valle, nascido em Coronel Xavier Chaves e que é um dos nomes importantes da produção musical de São João del-Rei e região. Foi casado com Maria Stella Neves Valle, regente e diretora da Orquestra Ribeiro Bastos desde 1977. Vicente Vale foi flautista da Orquestra Lira Sanjoanense e coralista da Sociedade de Concertos Sinfônicos onde Paulo Miranda conheceu Vicente e teve contato com seu trabalho. “O trabalho de Vicente é muito rico e variado, com composições no estilo clássico, sacro entre outros”.
As apresentações ocorrem no Teatro Municipal, na Igreja de São Gonçalo Garcia e na escadaria da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, além de cortejo saindo do Largo do Rosário. A entrada é franca e mais informações podem ser consultadas no site oficial do 2º Canta del-Rei.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...