quarta-feira, 29 de junho de 2011
Odisseia: de Ulisses à Alice


quinta-feira, 23 de junho de 2011
Festival de corais agita São João no feriado
Paulo Miranda leciona música no Conservatório Estadual de Música Pe José Maria Xavier e na Escola de Música Villa Lobos, no Rio de Janeiro |


terça-feira, 21 de junho de 2011
Exposição em Lagoa Dourada: comissão organizadora divulga shows confirmados


Filarmônica de Minas Gerais lota Igreja de São Francisco de Assis em SJDR
João Eurico e Quéfrem Vieira
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresentou na última sexta-feira (17), na Igreja de São Francisco de Assis, em São João del-Rei, como parte de sua turnê estadual de 2011, que tem o slogan “Um encontro entre o clássico e o barroco”.
Foto: Rafael Motta
O concerto, que teve duração de uma hora e meia, lotou a nave da Igreja e teve Marcos Arakaki como regente e Elisa Freixo como solista. No programa, obras famosas como a Sinfonia nº 31, de Mozart, de 1778, e a Suíte orquestral nº 3, de Bach, de 1731, além de uma abertura em Ré, de 1798, do compositor brasileiro José Maurício Nunes Garcia.
João Carlos Giarola, morador de São João e apreciador de música clássica, destaca, além da habilidade dos músicos, a atmosfera que foi criada: “assistir a um concerto dentro de uma igreja como essa é como voltar no tempo, eu estou me sentindo em 1700”, conta.
Twitter da Orquestra: @filarmonicamg
Página no Facebook: http://www.facebook.com/filarmonicamg
Vídeo da Filarmônica se apresentando em São João del-Rei:


segunda-feira, 20 de junho de 2011
Cantina se adapta ao inverno
Por Karen Abreu e Natasha Terra
O inverno de 2011, que começa oficialmente amanhã, às 14 horas e 16 minutos, com a duração prevista de 93 dias, 15 horas e 49 minutos, de acordo com o Portal Escola e o Instituto Nacional de Meteorologia. Para se aquecer nesta estação, as bebidas quentes são as preferidas, por isso as cantinas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) adquiriram máquinas modernas que fornecem seis tipos de bebidas.
O proprietário Roberto Carlos Maximiano afirma que a máquina é um diferencial na estação, o que fez aumentar o movimento. São vendidos, diariamente, 40 copos das bebidas. Entretanto, Roberto revela que o tradicional “cafezinho” não perdeu espaço, uma vez que seu preço é mais acessível.
Debate analisa o livro Por uma vida melhor
Marcelo Alves e Vinicius Tobias
Desmistificar as análises descontextualizadas feitas por órgãos da imprensa sobre o livro didático, Por uma vida melhor, de Heloísa Ramos. Essa foi a finalidade do debate promovido pelo projeto 5ª Cultural, Por uma língua melhor?,que aconteceu hoje, 20 de junho, no Anfiteatro do campus Dom Bosco da UFSJ.
O professor do curso de Letras da UFSJ, José Antônio Oliveira de Resende, argumenta que Por uma vida melhor faz menção a uma variedade linguística. “Ele não ensina a falar errado. Defende a norma culta, mas ressalta que existem outras maneiras de falar, adequadas em certos meios”, diz.
O aluno do 7° período de Letras, Helthon Resende de Andrade, que também participou da mesa-redonda, afirma que as críticas foram levianas e sem embasamento. “Analisaram apenas o primeiro capítulo, com informações incoerentes e imprecisas”, critica.


Projeto de extensão trabalha no combate a homofobia em São João del-Rei


Poesia mineira criativa e bem humorada


Sindicato do Comércio promove Campanha do Agasalho

Suellen Passarelli e Talita Andrade
O Sindicato do Comércio de São João del-Rei (Sindcomércio) está promovendo neste mês, a Campanha do Agasalho. De acordo com Roberto Gonçalves Moura, gerente administrativo do sindicato, o principal objetivo é a arrecadação e distribuição de roupas e alimentos para pessoas carentes e de baixa renda da cidade.
Roberto afirma que a distribuição e triagem dos materiais arrecadados é feita em parceria com a Policia Militar, que possui um cadastro das instituições carentes.
As doações podem ser entregues até julho na sede do Sindicato, localizada na Rua Antonio Rocha, nº1, no centro de São João del-Rei ou nos postos de coleta distribuídos pela cidade.


Centro Cultural da UFSJ expõe obras de Emeric Marcier
Suellen Passarelli e Talita Andrade
A Mostra Intinerante Marcier, que é composta por 25 obras do artista plástico romeno-brasileiro Emeric Marcier (1916-1990) pode ser vista até o dia 3 de julho, no Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei.
As obras foram feitas em papel e com tinta a óleo, utilizando técnicas de carvão, nanquim e pastel. Os desenhos exploram o traço técnico do artista em autoretratos, nus e desenhos de familiares. As obras pertencem ao acervo Casa Museu Emeric Marcier e Júlia Marcier.
Esta exposição já foi vista em abril no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais, em maio, em Barbacena, e, no fim de maio até o início de junho, no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes. A produção é de José Maurício dos Santos Júnior.


14º Encontro Regional de Produtores de Leite acontece no dia 30 de Junho


domingo, 19 de junho de 2011
Fé e comércio se misturam na festa em homenagem a Santíssima Trindade
sábado, 18 de junho de 2011
Semana Municipal de Prevenção às Drogas traz debates e conscientização a São João del-Rei
Carol Argamim Gouvêa e Íris Marinelli
Terminou nesse sábado (18) a Semana Municipal de Prevenção às Drogas, realizada pelo Conselho Municipal Antidrogas (COMAD). Palestras, visitas às escolas são-joanenses, blitz e passeio ciclístico fizeram parte da programação. A semana foi “uma chamada de conscientização para esse problema tão sério que é a questão das drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas”, explica o presidente do COMAD, Antônio Carlos de Melo. Segundo a palestrante Vânia Regina Lima, diretora do Observatório Mineiro de Informações sobre Drogas (OMID), o evento foi uma forma de lembrar à população sobre o problema, não deixar que o tema caia no esquecimento.
A Semana também serviu como abertura para um debate mais amplo. “Queremos criar políticas municipais com relação, principalmente, à dependência química e à prevenção disso”, explicou Melo, ressaltando que a conscientização e o tratamento de dependentes químicos na cidade ainda são deficientes e precisam de incentivos. “Queremos fazer não só uma semana de prevenção, mas prevenção o ano todo”, completa.
Entrevista com Antônio Carlos de Melo:


sexta-feira, 17 de junho de 2011
Secretários paroquiais participam de encontro em São João del-Rei
Segundo o vigário geral da Diocese de São João del- Rei, padre Dirceu de Oliveira Medeiros, foram discutidos assuntos administrativos e anunciada a transferência da Cúria para um novo endereço no centro da cidade, próximo à Catedral do Pilar. A sede atual será reformada.


Paula Fernandes, César Menotti e Fabiano, Asa de Águia, Teodoro e Sampaio são confirmados na Exposição Agropecuária de São João del-Rei

A programação de shows também foi divulgada. Na quarta-feira, 10, Paula Fernandes canta no parque de exposições. Na quinta-feira, acontece a apresentação da dupla Teodoro e Sampaio. Na sexta, a festa terá o axé-music do grupo Asa de Águia. No sábado, tem o sertanejo universitário de César Menotti e Fabiano. No domingo, a última dupla a cantar no evento é Gian e Giovani.
Os ingressos para os shows de quinta e sexta-feira serão trocados por um quilo de alimento não perecível. Para os outros três dias o passaporte custará R$ 50.


Termina o prazo para o Cadastramento Escolar
![]() |
Divulgação SEE/MG |


Prorrogado o prazo para pagamento do IPTU
O IPTU pode se pago em casas lotéricas |


quarta-feira, 15 de junho de 2011
5ª Cultural discute a democratização da cultura


terça-feira, 14 de junho de 2011
Vereadores de São João del-Rei aprovam Ficha Limpa
![]() |
Vera foi parabenizada na plenária pelo relato do projeto |


Oficinas da 5ª Cultural estimulam formação de professores

Marcelo Alves e Vinicius Tobias
Música popular e moderna, e poesia brasileira: tradições e contradições foi ministrada nos dias 09 e 10. Para Igor Alves, aluno de Letras e responsável pela oficina, o mini-curso explorou os horizontes atuais do lirismo brasileiro e proporcionou novos debates, “que nem sempre são abordados na graduação”.
O participante e aluno de história, Rafael Teodoro Teixeira, gostou dos mini-cursos. “Aprendi novas formas de contextualizar o ensino que acredito que vai ser muito útil para mim”.


segunda-feira, 13 de junho de 2011
Projeto Sucata: Habilidades sociais e consciência ambiental de forma lúdica


São João del-Rei encerra IV Semana do Meio Ambiente
João Eurico e Quéfrem Vieira
Terminou neste domingo (12), com apresentação da Fanfarra Bradesco em palco montado na Av. Tancredo Neves, a IV Semana do Meio Ambiente de São João del-Rei. No total, mais de mil pessoas participaram do evento, que contou com missa inaugural, palestras em escolas, blitzen educativas com distribuição de brindes ecológicos, plantio de árvores, recolhimento de lixo das ruas, exibição de documentários, além de um passeio ciclístico e a CÃOminhada ecológica.
Segundo Antônio Claret de Souza, um dos coordenadores, “o evento teve uma grande participação popular, como, por exemplo, no recolhimento de lixo, que contou com a ajuda de cerca de cem pessoas”.


Campanha de vacinação infantil contra poliomielite começa hoje em São João del-Rei

Laura V. Gouvêa e Lívia G. Carvalho


Escola Preparatória de Cadetes do Ar oferece 215 vagas
Renato Brunelli Caldas |
Dedicação


Professor da UFSJ lança seu primeiro livro de poemas
![]() |
Foto: Adilson Siqueira |
No dia 14 de junho acontece o lançamento do livro “O Ovo do Minerim: Poesias Iguais a Poesias Diferentes”, do professor Jairo Faria Mendes, coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei.


domingo, 12 de junho de 2011
CÃOminhada Ecológica chama a atenção para o problema dos animais


sábado, 11 de junho de 2011
Noite embalada por sinos

Dezenas de pessoas acompanharam na noite de hoje, no Largo do Rosário, a 3ª edição da Sinfonia dos Sinos. Com a direção do maestro e professor do Conservatório Estadual de Música José Maria Xavier, Paulo Miranda, o evento organizado pela Secretaria de Cultura do município e pela Música e Artes Produções encantou o público às vésperas do dia dos namorados. “O clima frio e o ambiente aconchegante contribuíram para o sucesso do evento” garantiu o maestro que regeu músicos da Orquestra Sinfônica de São João del Rei entoando os principais artistas clássicos e também canções populares da música brasileira. O concerto foi encerrado com as badaladas dos sinos da Igreja do Rosário, do Carmo e da Matriz do Pilar, em linguagem de festa. A próxima edição da Sinfonia dos Sinos será no dia 9 de julho.